terça-feira, junho 02, 2009

Praxis: KAOS in overview
























Não é fácil (para não dizer impossível) escalonar em termos qualitativos os inúmeros projetos capitaneados por Bill Laswell (e isto sem mencionar as bandas em que ele 'apenas' co-participa, como Painkiller, Naked City, Arcana, Massacre, New York Gong, etc., etc., etc...), mas sem dúvida podemos dizer que o Praxis está entre os melhores.

Formado em NY no início dos anos 90, o supergrupo congrega nada mais nada menos que Laswell, Bernie Worrel, Buckethead e Brain como seus integrantes, além de contar com a participação eventual de figuras do porte de John Zorn, Les Claypool, Yamatsuka Eye, Bootsy Collins, Mick Harris, Mike Patton, etc.; ou seja, trata-se d'um verdadeiro who is who do que há de melhor no avant rock internacional, e isto sem dúvida se reflete em termos qualitativos no trabalho da banda, sempre na linha de frente da música contemporânea ao fundir com impressionante criatividade death metal, Hip Hop, dub, funk, jazz e ambient music.

Praxis lançou até hoje 5 discos de estúdio (o último - bastante irregular, infelizmente - foi lançado em janeiro deste ano, tão somente em edição japonesa, até onde sei). Merece especial destaque a trilogia inicial:


Transmutation (Mutatis Mutandis) (1992)


















Álbum de estréia, e a meu juízo o segundo melhor da banda, funciona como uma colisão contínua entre a hipnose dub do baixo de Laswell; as pirotecnias metálicas de Buckethead; a fluidez rítmica do funk nas mãos de mestres como Bootsy e Worrel; e a hipercinesia percussiva de Brain. O desempenho dos músicos é brilhante, e cada faixa é um primor de imprevisibilidade e invenção.

_____________


Sacrifist (1994)



















Contando com a participação de John Zorn, Yamatsuka Eye e Mick Harris, Sacrifist soa como uma versão um pouco menos insana e descontrolada do Painkiller fase Guts of a Virgin / Buried Secrets; ou seja, exercícios de desconstrução do grindcore via free jazz para os que acham que o Painkiller exagera na dose de fúria sonora (o que não é o meu caso). Em todo caso, um ótimo álbum.

_____________


Metatron (1994)



















Terceira e melhor encarnação da banda, aqui reduzida a um trio formado por Laswell, Buckthead e Brain. Metatron de certa forma retorna, com mais vigor e foco, à estrutura caleidoscópica da estréia, conservando alguns dos elementos mais caóticos empregues em Sacrifist. A produção, simplesmente excepcional, tem a mesma densidade 'oceânica' do Painkiller fase Execution Ground, conferindo assim maior impacto as intrincadas geometrias 'schizo ambient dub electronic metal from cyberhelll' urdidas pela fabulosa trinca. Enfim, um DISCAÇO, que sem dúvida merece ser incluído num top 10 90's.



______________________


Ten. Giovanni Drogo

Forte Bastiani

Fronteira Norte - Deserto dos Tártaros

Sem comentários: